O deputado federal Eduardo da Fonte será o líder em Pernambuco da Federação formada pelo PP e União Brasil, que será oficializado nos próximos dias. O PP ficará responsável por 9 estados, enquanto a União Brasil comandará outros 9, e os 9 estados permanecerão dependentes de um acordo entre as previsões nacionais das duas siglas.
Com a Federação, os Antônios da Assembleia, Moraes e Coelho, concorrem no mesmo grupo.
O PP terá o controle nos estados do Acre, Alagoas, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul, Roraima e Santa Catarina. Já o União Brasil estará à frente da Federação no Ceará, Goiás, Amazonas, Bahia, Amapá, Mato Grosso, Pará, Rio Grande do Norte e Rondônia.
Os estados que têm suas lideranças definidas por meio de negociação entre os dois partidos são: Distrito Federal, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
A escolha dos comandos obedece a critérios previamente estabelecidos. Foi acordado que o partido que obteve o maior número de votos para o deputado federal em 2022 assumirá a presidência da Federação estadual. Assim como ocorre em outras federações, a vice-presidência caberá a outro partido. Em Pernambuco, com Eduardo da Fonte na presidência, o vice deverá ser ocupado pelo ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho.
De acordo com as regras das Federações partidárias, as siglas são obrigadas a atuar juntas e disputar as eleições em conjunto por quatro anos.
Dessa forma, o PP, que atualmente é o partido mais influente na base da governadora Raquel Lyra, tende a continuar nesse alinhamento, enquanto a União Brasil precisará se adaptar a uma nova configuração de forças.
Ainda é cedo para estabelecer com precisão como a situação será consolidada e se, durante uma janela partidária de 2026, parlamentares descontentes com essa aliança decidirão migrar para outras legendas. Um fator relevante nesse cenário é o Fundo Eleitoral da Federação, que será o maior do país, ultrapassando R$ 1 bilhão em 2026.
Imprensa Regional/ Araripe1.com.br Grupo Kariri Oeste de Comunicação.